Blog-1

Por que aprender Excel é tão importante hoje em dia?

 

Homem mexendo no computador em uma planilha financeira

Legenda: Ao entender por que aprender Excel, as chances de você se destacar são maiores. Imagem: Nappy.

Você já deve ter se perguntado por que deve aprender Excel. Já deve ter ouvido falar que se trata de uma ferramenta básica para o dia a dia empresarial. Fazer contas, criar tabelas simples, elaborar cronogramas. A maioria já conhece o básico. Mas o software vai muito além disso e, por consequência, as empresas de hoje exigem um conhecimento mais avançado.
O cotidiano do profissional exige lidar com dados de forma rápida e aprofundada. Criar relatórios atraentes, de fácil modificação e que conquistem a atenção do cliente. Priorizar seu tempo para lidar com desafios estratégicos, em vez de tarefas operacionais monótonas e repetitivas. Processos seletivos exigem um conhecimento intermediário a avançado sobre o pacote Office – e nisso se inclui o programa. Então por que aprender Excel de verdade?

Hoje, o mercado é baseado em dados

O mercado de trabalho vive em constante mudança. As empresas estão cada vez mais ágeis, buscando otimizar o tempo. Estamos imersos em um mar de dados, um oceano de informações. Todas as profissões precisam compilar, reproduzir e tabular – e tudo isso em questão de minutos. No futuro, isso será ainda mais comum.
O profissional de hoje deve saber extrair os dados que são relevantes para tomar decisões corretas. Por exemplo: para otimizar os custos de um negócio, você pode optar por dados quantitativos (custo de mão de obra e de matéria-prima) ou qualitativos (satisfação do cliente).

O desafio vai além de escolher e coletar dados: busca-se encontrar os padrões entremeados nos dados para tomar a decisão certa do sucesso.
Essa necessidade é um reflexo da quarta revolução industrial: a economia da aprendizagem contínua. O aumento do volume de dados disponíveis exige reinventar-se para enfrentar esses novos desafios: como conseguir uma promoção ou melhoria na carreira se você ainda não se comunica pela linguagem dos dados?

O dia a dia de quem utiliza Excel

Imagine esta situação: seu chefe aparece e pede uma apresentação para conquistar um novo cliente. O prazo? Cinco horas! Você recebe planilhas com uma variedade de informações: cadastro de clientes, receita de vendas e custo de fretes e de matérias-primas. Você enxerga centenas de linhas, dezenas de colunas, milhares de números e não sabe o que fazer.
Esse é o início de uma jornada de análise de dados. Desesperador, mas apenas se você não souber o que fazer. Aprender Excel é o caminho.

Analisar dados e construir apresentações são ações que fazem parte do dia a dia de um profissional de dados. Esteja ele em um cargo administrativo de uma multinacional ou seja proprietário de um micronegócio ou um profissional da educação, as técnicas aplicadas são as mesmas.

Trabalhar com dados no Excel exige uma nova forma de pensar: o importante não é apenas ser habilidoso com números como, também, desenvolver o raciocínio analítico para extrair insights úteis e melhorar seus resultados.

Excel: uma ferramenta poderosa para alavancar sua carreira

O Excel é mais do que uma ferramenta de planilhas. É uma solução dinâmica para realizar análises e apoiar a tomada de decisões estratégicas. O software permite calcular indicadores em cima de milhares de dados em uma fração de segundos. E não apenas calcular soma ou média: permite fazer análises estatísticas, como variação de desempenho, índices de correlação e até mesmo previsões de vendas. Tudo isso simplesmente usando as “fórmulas” disponibilizadas pelo programa.

Para quem quer ter um conhecimento avançado, o Excel tem muitas outras funcionalidades. A ferramenta ajuda a representar os dados de forma adequada utilizando diversos tipos de gráficos. E por que não ir para além do gráfico de barras? Para análises mais dinâmicas, oferece a opção da tabela dinâmica. Consegue cruzar dados de diferentes colunas para descobrir padrões e permitir insights cada vez mais assertivos. E ainda há ferramentas complementares (os add-ins), como o Solver, que permite encontrar valores que, por exemplo, maximizem sua receita ou minimizem seu custo.

Além disso, há funcionalidades para os especialistas de Excel. Como trabalhar com dados de três planilhas diferentes ao mesmo tempo em uma só ao seu alcance? Como fazer previsões de vendas e de receitas de forma mais assertiva? Como criar gráficos dinâmicos e interativos para impressionar o seu chefe e/ou seus clientes? O Excel permite tudo isso – e de maneira simples.

Um jeito inteligente de aprender Excel

Deu para perceber que dominar o Excel não é mais um diferencial, mas, sim, o básico para alcançar o sucesso profissional, né? Trabalhar com dados de forma inteligente é uma exigência no mercado de trabalho.

A Excel Solutions traz tudo o que você precisa para ser um especialista de dados de referência. Com uma formação inteligente, baseada na junção de educação e tecnologia, você tem tudo para alavancar o seu futuro no mercado de trabalho. Há tanto opções de cursos presenciais quanto online, com aulas ao vivo e instrutores altamente qualificados.

A instituição também oferece soluções para a sua empresa. Na Excel Solutions, você consegue uma capacitação especializada para treinar seus colaboradores e criar um alinhamento estratégico.
Em vez de ser engolido pelo oceano de dados, saia na frente. Conte com a Excel Solutions nesse desafio. Clique aqui para enviar uma mensagem e saber mais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será compartilhado.

X