Blog-2

Como aprender Excel de forma mais fácil

Aprender Excel de forma fácil e aprofundada fará toda a diferença para a sua vida. Quando você abrir o programa pela primeira vez, vai se deparar com uma série de planilhas em branco. Você até consegue produzir pequenas tabelas, com poucos dados, e até mesmo calcular a soma e a média desses dados. Mas será que isso é suficiente para o mercado de trabalho?

As empresas estão cada vez mais exigentes. Demandam fluência na ferramenta: saber a técnica não basta, é necessário desenvolver o pensamento lógico para entender o que aplicar em cada caso. E o que é exigido vai além do ensino teórico, individual, focado em fornecer informações o tempo todo para o aluno.

A educação, hoje, apresenta diversos métodos inovadores desenvolvidos para fazê-lo(a) alcançar o potencial necessário para ser um especialista em dados. Mas há algumas mudanças que você mesmo pode começar a fazer desde já.

Desenvolva aos poucos o pensamento lógico do Excel

Aprender Excel de forma fácil envolve pensamento lógico. Mas ninguém nasce com esse tipo de pensamento – é necessário exercitá-lo constantemente. Se você quer fazer uma imersão no mundo do Excel, deve começar a pensar como os analistas de dados.
Imagine a seguinte situação: você precisa cortar custos da sua pizzaria e, para isso, seu gerente pediu para que você escolhesse um item do cardápio para descontinuar. Como escolher esse item?

No pensamento tradicional, você iria perguntar a todos os clientes que entram na pizzaria, durante um mês, qual é o sabor de que eles menos gostam. Repare que você levaria muito tempo e gastaria muito esforço: além das horas extras, você utilizaria muitas folhas de papel e seu chefe ainda ficaria insatisfeito.

No pensamento do Excel, você trabalharia com dados brutos. Por que não coletar os registros de vendas do sistema da pizzaria, verificar a quantidade vendida e o preço de cada pizza e descobrir quanto cada uma contribuiu para a margem de lucro da empresa nos últimos seis meses?

E mais: por que não apresentar seus resultados em um gráfico dinâmico, que evolui com o tempo? Tudo isso em questão de minutos!

Essa é a mudança de pensamento que você deve fazer.

Aprender envolve praticar constantemente

De que adianta aprender a teoria – ou até mesmo decorar – se você não consegue aplicá-la ao seu cotidiano ou se esquece logo em seguida! Por isso, aprender Excel de forma fácil também exige que você pratique sempre.

O primeiro passo é treinar e repetir o passo a passo até que fique automático para você. A primeira vez sempre é mais difícil, mas, se você praticar sempre, em poucos dias, vai se tornar um especialista naquela técnica!

Entretanto, a prática também exige decidir onde e quando aplicar. Saber a técnica não é mais suficiente nos dias de hoje: com um imenso repertório de possibilidades, a dificuldade está em escolher qual é a melhor ferramenta para cada situação.

Por exemplo, para representar dados históricos de vendas, você escolhe um gráfico de linha; para representar dados demográficos do perfil de clientes da empresa, um gráfico de pizza é melhor. É como escolher a chave certa para cada parafuso – a prática leva à perfeição.

Tenha alguém para guiá-lo(a) nesse processo

Ser autodidata é difícil. Imagine aprender sozinho uma nova língua – francês, por exemplo. Você pode até aprender o básico, como o significado de algumas palavras, mas como terá certeza de que sua pronúncia estará correta? Você pode adquirir vícios ou fazer coisas erradas, o que apenas irá prejudicar seu desempenho.

O mesmo se aplica ao Excel.

Mesmo com uma interface amigável, a ferramenta tem uma grande variedade de funções e atalhos. Quando trabalhamos com milhares de dados, é difícil garantir que seus resultados estejam corretos – e é ainda pior quando acontece da fórmula dar erro e você não saber como corrigir.

Ter alguém dedicado a você para apontar seus principais erros e ensinar novos macetes é fundamental para acelerar e facilitar o seu aprendizado.

O caminho certo para você

Aprender novas habilidades é essencial para destacar-se no mercado de trabalho. Dominar o Excel trará novas oportunidades e desafios, mas, antes, é necessário aprender de forma eficiente e eficaz. Eficiente, de forma rápida, com bons métodos, e alguém o(a) guiando; eficaz, praticando constantemente o raciocínio lógico dos especialistas de dados.

Para aprender Excel de forma fácil, a Excel Solutions traz tudo o que você precisa para ser um especialista de dados de referência. Com uma formação inteligente, baseada na junção de educação e tecnologia, você tem tudo para alavancar o seu futuro no mercado de trabalho. Há tanto opções de cursos presenciais quanto online, com aulas ao vivo e instrutores altamente qualificados.

A instituição também oferece soluções para a sua empresa. Na Excel Solutions, você consegue uma capacitação especializada para treinar seus colaboradores e criar um alinhamento estratégico.

Em vez de usar métodos ineficazes e complicados, saia na frente. Conte com a Excel Solutions nesse desafio. Clique aqui para enviar uma mensagem e saber mais.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será compartilhado.

X