profissionais_minimizam_covid (1)

“Uma boa organização e gestão da área de dados poderá minimizar os impactos da crise do Covid-19 e fortalecer ainda mais os negócios no futuro e, nesse aspecto, o Excel surge como um importante aliado na construção de relatórios, análises e projeção de cenários que darão suporte às diversas áreas da empresa!

A essa altura, todos os brasileiros já foram impactados de alguma maneira pelas restrições impostas pela disseminação da covid-19, doença causada pelo Coronavírus e que tem se espalhado pelo mundo todo desde o começo do ano. No Brasil, o primeiro caso surgiu no  dia 28 de janeiro (Fonte: Ministério da Saúde) e o temor do contágio levou à medidas que mudaram completamente a rotina das pessoas, levando a repensar a maneira de trabalhar, estudar e organizar a vida.

Além dos cuidados básicos que devem ser tomados quanto a evitar o contágio, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, é necessário fortalecer os negócios para superar os desafios e minimizar os impactos financeiros, nos empregos e na vida das pessoas que dependem deles.

Os setores foram impactados de maneira diferentes, tendo desde aquelas empresas ligadas a gastronomia, entretenimento e turismo que tiveram que fechar ou migrar para o modelo de delivery em função das medidas de distanciamento social e aquelas que puderam continuar  suas operações, ainda que em regime de trabalho remoto, de forma total ou parcial.

Independe do nível de impacto que sua empresa sofreu, uma boa organização e gestão da área de dados poderá minimizar os impactos da crise e fortalecer ainda mais os negócios no futuro e, nesse aspecto, o Excel surge como um importante aliado na construção de relatórios, análises e projeção de cenários que darão suporte às diversas áreas da empresa, desde que explorados ao máximo todos os seus recursos.

Abaixo falaremos como os profissionais especialistas em Excel poderão extrair o máximo dele no enfrentamento dos desafios trazidos por essa crise e como poderão sair na frente quando tudo isso passar:

 

Como usar o Excel para otimizar as diversas áreas da empresa?

 

Financeira

A primeira área a sentir os impactos em função da redução nas vendas.

Na área financeira, os profissionais especialistas em Excel poderão automatizar e integrar planilhas de despesas, receitas, contas a pagar e a receber, bem como analisar quais linhas do financeiro poderão ser otimizados com cortes de despesas, economias, antecipações de recebíveis e descontos, além do alongamento de prazos junto aos credores e bancos.

Fazer planilhas do que é prioridade pagar e receber. Caso a empresa precise recorrer a alguma linha de crédito, o Excel também será um importante aliado para analisar os impactos dessas operações no balanço.

 

RH

Outra área muito impactada, pois há diversas linhas para analisar, seja a parte de encargos, férias, bancos de horas, salários e escalas de trabalho, por exemplo. 

Aqui os profissionais especialistas em Excel poderão dar o suporte ao RH na tomada de decisão ligada a gestão de pessoas na crise. 

Ajustar as projeções dos custos, alocação de pessoas ou em função das medidas aprovadas pelo governo que impactam nos custos com folha exigirá uma maior integração e automatização por parte desse profissional, que poderá se antecipar entregando resultados com a velocidade e qualidade que esse momento exige.

 

Compras

Nessa área deve-se buscar uma otimização em descontos e uso dos materiais. Então, diversas análises poderão ser feitas no Excel para tomar melhores decisões que gerem economia nesse momento crítico. Quanto melhor o uso dos recursos e as negociações com fornecedores, menor será o impacto dessas operações nas contas da empresa.

Com as automatizações, análises e cruzamentos corretos uma empresa orientada a dados poderá extrair o melhor na contribuição deste departamento para sair da crise.

 

Marketing e Vendas

Mesmo que haja um recuo nessas áreas, o Excel poderá ser usado para a gestão das bases de contatos, fazendo cruzamento para identificar os clientes que mais compram, os produtos com melhor margem e que devem ser anunciados e reforçados no estoque. Além de calcular os investimentos em marketing para saber onde reduzir ou otimizar para minimizar os impactos da crise. Através do Excel é possível fazer análises de curva ABC, Pareto e projeções de cenários futuros visando otimizar a alocação de recursos tão valiosos nesse momento.

 

Como o Excel pode otimizar a sua carreira e vida pessoal através de uma promoção no trabalho

Independentemente da crise, profissionais especialistas em Excel serão valorizados em função da sua visão crítica e analítica e priorizados na hora de receber uma promoção. Ao usar os dados para ajudar a empresa e minimizar os impactos da crise e a sair mais fortalecida dela, o profissional estará gerando um diferencial competitivo sustentável para si e para a empresa e, uma formação de especialista em Excel agora, será um importante investimento na sua carreira.

 

Com um novo emprego

Profissionais que entregam resultados serão os mais procurados pelas empresas para enfrentar a crise e aproveitar as oportunidades quando ela passar. Fortalecer a formação em

 Excel e saber como usá-lo para otimizar as áreas estratégica da empresa, aumentará a empregabilidade do profissional em qualquer época, ainda mais agora onde os dados são protagonistas na estratégia competitiva das empresas.

 

Na organização das finanças pessoais

Além dos diversos usos para dar suporte à tomada de decisões, o Excel é uma importante ferramenta para a organização da sua vida pessoal, seja nos planos futuros, seja na gestão das finanças pessoais.

Caso não tenha, uma planilha de planejamento pessoal poderá dar mais clareza de como agir durante a crise, com serenidade e baseado em dados, ajudando inclusive a reduzir a ansiedade que esse período de crise trás. Além disso, poderá usar esse conhecimento adquirido para auxiliar familiares e amigos, criando planilhas financeiras compartilháveis.

Como visto, o Excel é uma ferramenta versátil para organização das empresas e da vida pessoal, possui diversos recursos e é democrática, onde todos podem extrair o melhor dela para viver melhor e trabalhar de forma mais eficiente.

 

Use a capacitação profissional para sair na frente

Essa crise vai passar e os profissionais que se capacitarem durante a crise, poderão sair na frente e conseguir reerguer suas empresas e vida pessoal mais rapidamente.

Ter uma gestão de dados sólida deixou de ser novidade e passou a ser obrigação para enfrentar os desafios e nós da Excel Solutions contamos com uma formação completa, compostas pelos níveis Iniciante, Trainee, Profissional e Especialista, oferecendo assim, um treinamento completo em Excel através de uma metodologia exclusiva que prioriza o uso do raciocínio analítico, que é tão importante nesse momento.

Além disso, a Excel Solutions tem tomando todas as medidas de segurança e saúde para que os nossos alunos continuem frequentando as aulas e se capacitando, para poder contribuir com a reconstrução e fortalecimento das empresas e do mundo após a crise.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será compartilhado.

X