Tenha uma equipe orientada a dados

As competências essenciais ou “core competences” da organização são, segundo Prahalad e Hamel (2005), “um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefício a seus clientes”. Então, que competências individuais devem ser incorporadas aos processos da empresa e à sua forma de atuar, para evitar que a perda de um ou mais colaboradores afete seus resultados e seu desempenho no mercado?

 

Pesquisas apontam que habilidades como pensamento analítico – a capacidade de interpretar dados e descobrir ideias que ajudem a tomar decisões de negócios – análise comercial e programação estão no topo das mais exigidas pelas empresas para garantir um melhor aproveitamento da onda de oportunidades que as novas tecnologias estão trazendo, além de preparar as empresas para enfrentar as adversidades que esse mesmo cenário complexo traz. 

 

Com o crescimento do uso de dispositivos móveis e a internet das coisas – objetos como geladeiras, televisões e relógios conectados – o volume de dados gerados e de interações dos consumidores com as empresas é cada vez maior. Gerando assim a necessidade de as empresas estarem preparadas para analisar dados e extrair informações que garantam vantagens frente os competidores.

 

Sua empresa já parou para pensar se detém as competências que irão levá-la para outro patamar num mercado cada vez mais exigente, dinâmico e orientado a dados?

O Excel como porta de entrada para formar um time mais analítico

 

Mesmo tendo sido criado final dos anos 80,  e com o surgimento de diversas ferramentas de tratamento e análise de dados, o Microsoft Excel continua sendo a ferramenta predominante no tratamento diário de apresentação de dados nas empresas em diversas áreas como financeiro, compras, RH, logística, marketing e vendas.

 

É cada vez mais comum, e essencial, que as empresas busquem estruturar equipes dedicadas a análise de dados, as áreas de Business Intelligence. Com aplicações possíveis em todas os setores, a capacidade analítica dos profissionais é um valioso recurso para que a empresa esteja um passo à frente diante das mudanças do mercado e da concorrência. 

 

A primeira medida a ser tomada antes de estruturar uma área de inteligência analítica é garantir que a equipe esteja nivelada no uso do Excel. Sabendo que o uso rotineiro do Excel poderá gerar familiaridade com uma quantidade limitada de comandos da ferramenta, somente uma atualização através de treinamentos empresariais garantirá que os profissionais estejam em sintonia com as tendências em análises de dados e prontos para subir de nível em suas competências analíticas.

 

O objetivo, para além de automatizar relatórios e tarefas repetitivas, é garantir que todo o potencial do Excel será amplamente explorado pelos profissionais.  Além do que ter uma base qualificada em Excel servirá como porta de entrada para a aplicação de ferramentas mais robustas como VBA (Visual Basic Analytics) e Power BI, para citar as principais ferramentas do mercado. 

 

Diante disso, a contratação de uma Academia especializada em treinamentos empresariais de Excel, com métricas aplicadas para conhecer as reais necessidades da empresa a fim de adaptar o conteúdo do curso, realização de testes de nivelamento com o objetivo de identificar o perfil e conhecimento de cada profissional, garantirá um investimento que trará aumento de performance e qualidade.

 

E como a empresa possui uma rotina que não pode parar, uma Academia especializada em treinamentos empresariais também trará diversos benefícios e vantagens como flexibilidade de horários, professores capacitados e dedicados, além de trazer o know how de certificada e com experiência comprovada na aplicação de treinamentos empresariais em grandes empresas como Renault, O Boticário, Rumo e Mondelez. Para garantir ainda mais a segurança do investimento feito pela empresa, uma Academia especializada como a Excel Solutions também deverá fazer avaliações diárias e pós-treinamento através de relatórios, gráficos e avaliação de aluno x instrutor e vice-versa.

 

Para gestores e colaboradores esse desenvolvimento profissional que vem acompanhado de motivação e disposição, ingredientes imprescindíveis para uma carreira profissional bem-sucedida dentro da empresa. Para a empresa, é a garantia de que seus profissionais detém as competências fundamentais para enfrentar os desafios que já se apresentam e os que ainda estão por vir na área de análise de dados.

 

Capacitação profissional é chave para futuro da análise de dados

 

Como sabemos, nem todas as habilidades poderão ser desenvolvidas na graduação, o que abre a necessidade de as empresas também terem seus programas de treinamentos empresariais para formar seus times de maneira personalizada e dirigida a objetivos específicos.

 

Esse ambiente cada vez mais dinâmico, aliada a instabilidades econômicas, fez com que muitos jovens entrassem no mercado de trabalho tendo que superar a barreira do desemprego e se darem conta de que, ao contrário do que acontecia com as gerações anteriores, ter apenas a graduação não é mais garantia de superar os principais desafios do mundo moderno.

 

Nesse sentido, a capacitação profissional surge como uma resposta às empresas e seus profissionais recém-graduados que precisam se destacar e, também, para profissionais que já estão no mercado poderem se atualizar quanto às competências mais exigidas, para assim garantir vantagem competitiva sustentável no longo prazo.

 

deve ser considerado um investimento no radar de gestores bem informados sobre as atuais exigências dos mercados. Evitando prejuízos e perdas de oportunidades. Lembrando que a experiência rotineira e ao conhecimento adquirido na graduação não são suficientes para manter os profissionais competitivos para levar as empresas a novos patamares.

 

Além de preparar sua empresa para os desafios impostos pelas novas tecnologias, os treinamentos empresariais garantem maior produtividade, melhorar a eficiência, com a equalização de informações entre gestores e colaboradores, economia de tempo e dinheiro, otimização de resultados, com a facilitação da comunicação entre setores e com os clientes e satisfação dos funcionários. Eles também servem para alinhar gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa e as novas tecnologias, que mudam constantemente.

 

Você como gestor é o principal responsável por aumentar os ganhos e o retorno sobre os investimentos feitos pela sua empresa, agora está munido de informações valiosas sobre as principais competências exigidas pelo mercado e pelo caminho para elevar o nível da sua área analítica para os patamares em que se encontram as grandes empresas, contando com a consultoria da primeira academia de Excel do Brasil.

Conte com uma empresa certificada pela Microsoft para alavancar as competências do seu time analítico.  Faça como grandes empresas e leve seu time para a era dos dados.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será compartilhado.

X