Post Blog (1)

Quando se trata de segmentos de mercado mais agressivos, a rapidez pode ser a diferença entre o êxito e o insucesso. A luta dos gestores corporativos, nesse sentido, está ligada a serem bem sucedidos no momento de ter respostas imediatas para as novas demandas.  

Nesse contexto, o Self-Service Business Intelligence (SSBI) chega como uma estratégia de BI poderosa para obter e analisar dados, o que auxilia nas boas tomadas de decisão.

Isso acontece à medida que o SSBI apresenta os instrumentos básicos para que os usuários desenvolvam análises customizadas em menos tempo. O profissional tem mais autonomia e velocidade para trabalhar com as informações pertinentes ao setor em que exercem suas atividades.  

A liberdade de construir relatórios segundo sua percepção provê bases para que deem os próximos passos com segurança e inteligência. Como consequência, acontecem grandes avanços dentro de toda a empresa.  

 

Crescimento no mercado 

Para 2022, o crescimento estimado das ferramentas de Self Service é de US$ 8 bilhões, o que significa o dobro de 2017, segundo a pesquisa “Global Self-Service BI Market Report 2019”, conduzida pela Pioneer Reports.  

 

Treinamento e trabalho em conjunto com equipe de BI 

Exige-se treinamento para os profissionais que farão uso do Self Service. Mesmo que haja facilidade em aprender a manusear novos softwares por parte da equipe, a recomendação sempre será treiná-la.

Como acontece com qualquer ferramenta nova, o custo do aprendizado autodidata para a empresa é mais caro do que quando comparado a um treinamento focal. Neste último caso, o professor traz toda sua experiência para sala e garante que o aluno siga o caminho correto, sendo assim mais vantajoso para a empresa.

Os profissionais de BI deixam os dados limpos e organizados para que sejam analisados pelas demais áreas e auxilia na interpretação das informações mais complexas. Isso é fundamental, pois a credibilidade dos dados e o correto estabelecimento de procedimentos a serem feitos têm papel importantíssimo para que tudo funcione de acordo.

 

Vale a pena financeiramente investir em SSBI  

O Self Service BI trabalha à medida que há dados disponíveis, na nuvem ou não. Para ter retorno, é imprescindível o conhecimento do funcionamento dos processos e o acesso aos dados. Por meio de conhecimento adequado, o funcionário que tem conhecimento SSBI, começa a entender a responsabilidade sobre os dados e a importância deles.

 

Invista na ferramenta de Self Service que realmente seja boa para a sua empresa 

Não é recomendado investir em certa ferramenta de Self Service somente porque ela funcionou em outro negócio. É preciso ter em mente que o sucesso acontece quando se faz uma boa análise da situação empresarial. Deve-se entender bem como é sua atuação. Ele tem muito poder para otimizar processos, mas somente se bem empregado e bem selecionado.

DICA: No Excel que você já utiliza, há alguns suplementos de BI que, podemos dizer, já são pagos por você.

 

Quais critérios utilizar para escolher a ferramenta

Para optar pela ferramenta mais eficiente para a sua empresa, é possível se basear em análises, como o relatório anual “Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms”, publicado pelo Gartner.

Nele estão avaliadas as principais plataformas de BI e Analytics no mundo. Os critérios utilizados são capacidade de entrega, amplitude e praticidade de solução de dados. Como campeãs, apareceram novamente na liderança a Microsoft, com Power BI e Excel,  e a Tableau.

Como saber qual delas é melhor para o seu negócio? Há várias no mercado e é preciso pesquisar para chegar corretamente a essa resposta, mas aqui vamos analisar a Microsoft e a Tableau. Acompanhe:

Tableau

A grande variedade de fontes de dados e a visualização são pontos de destaque. A ferramenta conta com funções de drag-and-drop, armazenamento em cluster ​— ​capaz de agrupar objetos por similaridade ​— e edição assistida de fórmulas. Mostra-se mais interessante para analistas de dados do que para usuários iniciantes.

 

Microsoft Power BI

Funciona como Software as a Service (SaaS), oferecendo métodos de exploração de dados e criação de painéis interativos, se utilizando de outras soluções da Microsoft. Tem um dos menores custos de aquisição e manutenção por usuário. Também é possível obtê-lo por meio de contratos de software corporativos. Além de uma versão gratuita com todas a ferramentas disponíveis. A versão paga é necessária quando o trabalho precisa ser compartilhado individualmente e com controle.

Vale reforçar que os suplementos Power Query e Power Pivot presentes no Excel, e que compõem um treinamento de SSBI, são totalmente reaproveitados para o Power BI. Em outras palavras, tudo que é feito no SSBI do Excel é usado como base do Power BI. Sendo assim, aprendendo um, aprende-se o outro.

As informações acima ajudaram a ter uma visão melhor sobre como o SSBI é importante para alavancar seu negócio? Ele pode ser a peça chave que falta para organizar as informações e ser o alicerce das ações tomadas pela gestão.

 

Visto a variada quantidade de oferta de ferramentas, é bom que sua empresa conte com uma consultoria especializada para dar suporte nessa tarefa. ​Aqui na EXCEL SOLUTIONS, nós fazemos consultoria em Self Service, inclusive I​N COMPANY​. (saiba mais aqui​). Entre em contato conosco agora mesmo para marcarmos um horário: (41) 3030-4200.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será compartilhado.

X