Post Blog janeiro_2Q (1)

Por que o Excel potencializa a sua carreira

Quem nunca se deparou com uma vaga de emprego em que era necessário conhecimento avançado em Excel? Sim, não tem como fugir dele, que é requisitado em várias funções, seja na contabilidade, urbanismo, recursos humanos, engenharias, estatística, administração e a lista continua.

Ele é requerido dessa forma por ser uma das ferramentas mais versáteis no campo da tecnologia e se relacionar muito bem com outros softwares e banco de dados. 

Pode ser utilizado por profissionais de diferentes áreas, tanto para atividades mais simples como para as mais complexas, como armazenamento de dados, geração de relatórios ou automatização de trabalhos cotidianos. 

Mais motivos para estudar Excel

Ao redor do globo,  em 2016, mais de 1,2 bilhão de pessoas usam o Microsoft Office, distribuídas em 140 países e 107 idiomas, segundo dados da Microsoft em 2016. Apesar de não haver como estimar exatamente o número de usuários do Excel, é provável que a maioria das pessoas com pacote Office instalado no computador (ou acessado via Internet) já o tenham feito, pelo menos algumas vezes.

Ano após ano, o mercado de trabalho tem exigido mais e mais o domínio do aplicativo. Quem tem essa capacitação acaba tendo vantagem sobre os demais. Em outras palavras, ter conhecimento do Excel significa, muitas vezes, abertura de portas para grandes oportunidades.  

Por isso é que você aprender sobre esse aplicativo vai, com toda a certeza, enriquecer seu currículo, sem contar suas inúmeras [utilidades no dia a dia – aqui link para o texto do Excel no a dia dia]. Uma formação em Excel pode fazer toda a diferença aos olhos do recrutador ou mesmo facilitar sua vida no trabalho, ainda que o domínio do Excel não seja uma exigência oficial da empresa. Em algum momento, é bem possível que sua agilidade em função desses conhecimentos destaque sua competência diante de superiores e clientes. 

E mais: a partir do momento em que você tem uma visão geral do que o Excel pode fazer por você, é possível se especializar em conhecimento avançado ou específico no seu segmento de interesse.  


Produtividade e menor chance de erros

Por meio do Excel, você consegue realizar seu trabalho muito mais rápido, fazendo seu dia na empresa render mais. É muito prático. Por isso é que ter domínio dele se tornou tão essencial. Além disso, utilizá-lo dá menos margem para erros, visto que os processos se tornam automatizados.

Multifunções

O Excel é útil em grande quantidade de funções, mas as mais comuns são na formatação de conteúdo, formatação condicional, fórmulas matemáticas básicas (soma, subtração, divisão, multiplicação, radiciação, exponenciação, média, modo, mínimo, máximo…), números decimais e operações com números decimais, organização de dados, elementos gráficos — como conteúdo sobreposto, imagens e formas) e formatações.

Também é de grande proveito o uso do Excel para fórmulas de pesquisa e referência, porcentagem e operações com porcentagem interpretação de erros, exportação de planilhas em outros formatos, gráficos e recursos de gráficos, fórmulas e estruturas condicionais e atalhos.

Muitos profissionais fazem uso, ainda, de funções como organização de dados, filtros e classificações especiais, funções de tempo, extensões de arquivos e resolução de problemas de compatibilidade com outras versões, concatenação e otimização de planilhas.

Qual é o nível mínimo de domínio do Excel que eu devo ter? 

A resposta é: depende da função que você vai exercer! Se sua área de atuação tem mais a ver com números, é esperado que você tenha um conhecimento mais avançado da parte de gráficos, por exemplo. A questão é que, para quem está aprendendo sobre o universo do Excel, os conceitos e fundamentos são os mesmos para diferentes segmentos de mercado.

Você precisa do conhecimento que será suficiente para que você compreenda, por exemplo, como chegar a um resultado da forma mais simples e fazê-lo de forma automática, saber conceitos do Excel e formatar corretamente o conteúdo que está diante de você. 

É interessante também que se saiba organizar informações segundo o critério exigido, colocá-las em formato de gráfico, fazer cálculos, gerar formatações e utilizar os atalhos, dessa maneira otimizando o tempo de trabalho.

É viável aprender

Tudo isso não é tão complicado quanto aparenta. Com bons professores e boas técnicas de assimilação, você aprende tudo o que precisa. Nesse quesito, conte conosco! Aqui na Excel Solutions, você se torna um especialista em Excel em apenas 6 meses! Nós temos 4 níveis de aprendizado e treinamento, todos voltados para o mercado de trabalho, para você cursar segundo o seu nível de conhecimento:

❏ Iniciante;

❏ Trainee;

❏ Profissional;

❏ Especialista.

Fale conosco agora mesmo e invista no seu futuro profissional! Nossos telefones: (41) 3030-4200 ou (41) 99995-1622.

Se preferir, envie um e-mail para contato@excelsolutions.com.br

Deixe um comentário

Seu e-mail não será compartilhado.

X